Como identificar se possui um ZX Spectrum +2B

Note que existem apenas duas formas de verificar qual o modelo que possui. A nivel de software pouco existe de novo (nada visivél aos olhos do cumum utilizador) - o Sistema Operativo é o mesmo do +2A e como tal o sistema operativo refere que possui um +2A, porém isto não é necessáriamente verdade como iremos demonstrar aqui.

A primeira forma de verificar o seu modelo é através da parte de trás da sua máquina...lá deverá encontrar algo como:

Sinclair
128K Spectrum +2A
Made in Taiwan

 


porém se em vez de "+2A" estiver

Parte de trás do ZX Spectrum +2B


Sinclair
128K Spectrum +2B
Made in China


(como na imagem ao lado) então o seu Spectrum será certamente um ZX Spectrum +2B

 

Ocorre por vezes, não com muita frequencia, um pequeno erro...e na realidade o seu Spectrum (contrariamente ao que está escrito no exterior) pode ser um Spectrum +2B.

NOTA: Se desejar efectuar os passos abaixo descritos é altamente recomendável que os efectue cuidadosamente!!! E, principalmente, no fim de os efectuar não prima "ENTER" nem "SPACE", efectue "RESET" no seu ZX Spectrum logo após ter observado o que deseja! O procedimento descrito nos passos seguintes serve para obter acesso a um programa de testes que deveria ser apenas conhecido por técnicos.
Este programa de testes requere equipamento de fábrica apropriado e a sua execução indevida (sem os respectivos aparelhos de teste) poderá causar sérios danos no seu ZX Spectrum!

Não nos responsabilizamos por quaisquer danos causados!

Dito isto, passemos então ao procedimento que nos conduzirá as certezas absolutas sobre que máquina realmente possuimos.

  1. Prima RESET no lado esquerdo do seu ZX Spectrum enquanto que, ao mesmo tempo, prime a tecla BREAK (não solte o Break até surgirem umas Barras coloridas).
  2. Ao surgirem essas barras surge ao mesmo tempo um toque emitido pelo ZX Spectrum. Terá que ser astuto e primir simultaneamente as teclas Q, A, Z, P, L, M exatamente quando surgir o terceiro toque...

ao faze-lo aparecer-lhe-á uma mensagem no ecra que dirá: SPECTRUM +3 test program V4.0... (entre outras coisas como demonstram as imagens abaixo)


Programa de testes do ZX Spectrum +2A Programa de testes do ZX Spectrum +2B
ZX Spectrum +2A ZX Spectrum +2B

Conseguiu ver as diferenças entre as imagens?

 

Pois é, a diferença é apenas um número!

 

Se em vez de "SPECTRUM +3 test program V4.0" lhe aparecer "SPECTRUM +3 test program V4.1" então o seu Spectrum é sem sombra de dúvida um ZX Spectrum +2B, pois em vez da versão V4.0 contém a V4.1 (presente somente no +2B) além disso possui também algumas melhorias a nível do som...

NOTA: Após efectuar os passos acima descritos é altamente recomendável que não prima "ENTER" nem "SPACE", efectue imediatamente "RESET" no seu ZX Spectrum logo após ter observado o que deseja. Os passos acima descritos conduzem ao acesso a um programa de testes que deveria ser apenas conhecido por técnicos.
Este programa de testes requere equipamento de fábrica apropriado e a sua execução indevida (sem os respectivos aparelhos de teste) poderá causar sérios danos no seu ZX Spectrum!

Não nos responsabilizamos por quaisquer danos causados!

Na realidade o Spectrum +2B é quase como um fantasma ou uma sombra... quando, iniciamente, escrevemos a primeira versão deste artigo, existia extremamente pouca informação sobre o +2B. Actualmente podemos encontrar referência a este em já vários sites, porém em alguns a informação não se encontra exactamente correcta.

Apesar de este ser oficial, é como se não tivesse sido lançado... e porquê? Bem, na época a Amstrad achou que as diferenças não eram justificaveis para surgir com campanha publicitaria a um novo Spectrum, mas o facto é que este modelo efectivamente existe!