Informações Sobre Este Site

Ficha Tecnica

Spectrum

WebSite criado por: Mário Castanheira


Originalmente colocado On-Line (em plenas funções) em: 11 / 8 / 2002


Versão do Site: 3.0

WebMasters: Mário Castanheira
                           Nuno Pinto

Pode contactar-nos através de:

contacte-nos atraves de

Se não compreendeu bem a 1ª parte podemos dar uma ajudinha é o nome do site @ ... bem... o resto dá para perceber... Isto são medidas que nos vimos forçados a tomar contra o Spam.

Informações

O Universo Spectrum é um projecto português sem quaisquer fins lucrativos! O principal objectivo deste site, além de servir de homepage ao #spectrum (IRC), é tornar-se um local de encontro de todos os que gostam e recordam com saudade as máquinas da série ZX tendo sempre a atenção de mantê-los informados sobre as mais recentes novidades relacionadas com o ZX.Sim porque, na verdade, o ZX Spectrum não desapareceu, muito pelo contrário: encontra-se (além de na nossa memória), graças aos fãs, de novo numa fase de ascensão no comércio internacional sendo a maior prova de tal o ressurgimento de empresas a criar e desenvolver não só novo software como também novo harware.

Relativamente ao Design/Layout deste site, este passou já por várias fazes tendo sido a última (a versão 2.5) um esforço por conseguir que este se parecesse o mais possivel com o ambiente gráfico da máquina onde optamos, como não poderia deixar de ser, por deixar de lado a limitação das cores na zona central do site.

Porém o mundo evolui e como tal também nós o temos de fazer. Por isso decidimo-nos a criar um novo layout mais amigo do utilizador, dos motores de busca, das novas regras do W3C e, logo,dos browsers (em especial do Firefox, visto que a versão 2.5 estava desenvolvida apenas para o browser (absurdamente) predominante na época - o IE6).

Porém, ao migrarmos para a nova versão decidimo-nos a manter por mais algum tempo a V2.5 (possivelmente com algumas correcções de forma a que funcione correctamente em Firefox e IE7 - se tal for possivel e se tivermos tempo para tal...)

Agradecimentos

Como não poderia deixar de ser gostaria de agradecer a algumas pessoas que muito contribuiram, directa ou indirectamente, para o desenvolvimento das novas capacidades do site. Estas pessoas são (por ordem alfabetica):

Ana do Carmo
Artur Lourenço (Ultratech / Retrobox - Pelo alojamento do Universo Spectrum.)
Nuno Pinto (Spectrum / Spectrum 48K)
Paulo Oliveira
Pedro Mendes (one_lonewolf)
Pedro Silva (Peter)
Ricardo Miranda (Stinger_)
Rui Torre (Profano)

Entre outros que possivelmente me tenha esquecido (Não é por mal...)

A todos eles agradeço as idéias, concelhos e paciência que ao longo de anos tem tido comigo. A vós, meus bons amigos, o meu muito obrigado! ;)

Além das pessoas que contribuiram para as capacidades do site, não posso deixar de agradecer a outras pessoas (também elas) muito especiais! Estas pessoas não contribuiram apenas para o Universo Spectrum, mas para o universo do ZX Spectrum... Por isso agradeço a todos os programadores Portugueses que nos tem contactado, autorizando-nos a distribuir o software que eles criaram, de forma gratuita.

Carlos Mateus
Jorge Soares
José Oliveira
Laurindo Sobrinho
Lucio Quintal

Estes amigos são realmente quem dá vida ao ZX Spectrum e devem sem dúvida ser homenageados por tal. Gostaria ainda de salientar, de entre os nomes que constam na lista acima, o nome de Jorge Soares pois ele, além de ter feito todo o trabalho que os restantes programadores efectuaram (ir buscar - sabe-se lá onde - e converterem os seus programas de forma a que nós os possamos distribuir), deu-se ao trabalho de criar um jogo completamente novo (o quebra-cabeças - disponivel para download na nossa secção de ROMS) e incluiu ainda o nome do Universo Spectrum - o que para nós significou muito!

Por tudo isto e muito mais, a estes bons amigos o meu: MUITO OBRIGADO!


Gostaria também de agradecer ao bom amigo PAULO TEIXEIRA (gamestage.net), por toda a sua ajuda em me clarificar pontos bastante importantes relativos à distribuição de ROMS e, especialmente, por manter vivo um projecto português tão importante para todos os que gostam de ZX Spectrum - o GameStage! Bem como ao Alberto Vale que muito ajudou a tornar o Universo Spectrum ainda mais conhecido! A vós: Muito Obrigado.


Não posso deixar passar também sem agradecer a um GRANDE AMIGO de longa data - Pgyuri - que muito nos tem ajudado. Este programador patrocinou recente concurso que efectuamos além de nos ajudar em muitas outras coisas!.


Por fim, visto que julgo não ter esquecido ninguém (se o fiz, perdoe-me, pois não o fiz por mal) agradeço-lhe a si, visitante, pelas visitas que nos faz. São especialmente elas que mantém este projecto vivo! :)


Futuro

Prevemos que, se tudo decorrer como planeamos, venha a haver uma versão 3.5 deste site, desta vez baseado em PHP que irá muito provavelmente ter exactamente a mesma aparência havendo apenas alterações a nivel de gestão de conteúdos

Reconhecimentos

WebAwards 2003

Prémio de Design atribuido por WebAwards.com à versão 2.5 deste site.


A versão 2.0 deste site foi sugestionada para visita no programa televisivo da RTP2 "Quiosque"


O universo Spectrum é também referido na revista "FHM" N.9 - DEZEMBRO 2005 (agradecimentos a Rui Pereira - Editor Adjunto da FHM)


Links Interessantes

Em Setembro de 2008 o Universo Spectrum surge num post do bastante conhececido e conceituado site

Patrocinios

Ao longo dos seus anos de existência o Universo Spectrum tem recebido apoios fundamentais para que possamos continuar a fazer o que fazemos. Esses apoios não são em forma de dinheiro, mas em forma de recursos que, neste caso, são bem mais importantes. De todos os que nos tem ajudado gostariamos sem dúvida de agradecer a:

  • Artur Lourenço - Ultratech - pela cedência gratuita para o alojamento do Universo Spectrum
  • Pgyuri - Weird Science Software - pela contribuição gratuita de Software (usado no concurso realizado em Setembro de 2008)
  • Tiago Pontes - Webmadeira - cedência do endereço www.zx.pt.vu
  • A todos os que continuam a criar e a enviar-nos gratuitamente software de ZX Spectrum!

Layouts de Versões Passadas

Versão 1 do site Universo Spectrum Versão 2 do site Universo Spectrum Versão 2.5 do site Universo Spectrum
Versão 1.0 Versão 2.0 Versão 2.5

Banners Publicitários

Banner Publicitário Simples
Simples
Banner Publicitário - Barra
Simples / Animado (apng) - Barra
Banner Publicitário Animado
Animado
Banner Publicitário Animado - Pequeno
Animado - Pequeno

Os links devem ser dirigidos para: http://www.zxspectrum.com.pt

Resolução de Problemas/Reclamações

Quaisquer questões relacionadas com este site, em especial direitos de autor, deverão ser dirigidas para o nosso e-mail. Resolve-las-emos o mais rápido possivel. Note: Coloque como assunto: IMPORTANTE!



Any questions related to this website, particulary author's rights, should be directed to our e-mail. We will solve them as fast as possible. Note: set the mail subject as: IMPORTANT!