À Procura de "Ducktales: The Quest for Gold"

21/11/2008

Estado Original: Encontra-se listado na Base de Dados do WOS o jogo da Disney Software (UK) "Duck Tales: The Quest for Gold".
No entanto este jogo, que foi aparentemente o único do género "Arcade Adventure" que a Disney libertou para ZX Spectrum (Todos os restantes são educacionais!), encontra-se nos estado MIA - Missing in Action - e não se encontram datas de publicação, apenas uma imagem que anúncia que este iria estar disponivel para ZX Spectrum.
Dados adicionais referem que o jogo era para o Spectrum 48K e que permitia 1 jogador.

Os jogos para as outras plataformas foram libertados no ano de 1990

Objectivo: Descobrir mais informações do jogo e, caso este tenha sido finalizado, encontrar uma ROM do jogo em .TZX (mesmo que nunca tenha sido publicado!) e a respectiva autorização para o disponibilizar para download gratuito.

21 Novembro

10:40 - E-mail enviado à Disney Software solicitando informações sobre o jogo em questão... Foram solicitadas informações se a versão do jogo de ZX Spectrum foi publicado e, caso não tenha sido, se chegou a ser acabado!

As esperanças de obter uma resposta não são realmente muitas, visto que a secção de software da Disney deve receber possivelmente centenas de e-mails / semana... mas pelo menos tentamos ;)

Entretanto iremos tentar obter mais informações sobre o jogo por outros meios...

15:30 - Enviado um e-mail a David Mullich (um dos autores da versão original do jogo) e à Incredible Technologies (IT) solicitando-lhes as mesmas informações... Temos alguma fé numa resposta de algum destes contactos, visto que ainda não encontramos forma de contactar alguém da TITUS - empresa que aparentemente estava a desenvolver a adaptação do jogo para algumas plataformas nas quais se incluia o ZX Spectrum...

Resta-nos esperar...

22:30 - Recebemos um e-mail da Disney(!) a informar-nos que não possuem qualquer informação deste artigo para venda, no entanto fornecem-nos alguns endereços postais para os quais podemos escrever...

23 de Novembro

15:10 - Respondemos à Disney solicitando endereços de e-mail (em vez de endereços postais) para os quais possamos contactar relativamente ao assunto em questão.

Até agora nenhuma resposta dos restantes contactados... começamos a pensar que talvez tenha sido um "mau negócio" ter começado isto à sexta-feira... (diz o povo que não é bom começar nada a sexta feira!) ;)

19:50 - Resposta da Disney a informar que não possuem quaisquer contactos de e-mail que possam fornecer através dos quais possamos obter uma resposta :( parece que daqui é o fim da linha... (mesmo por carta acho que estes não iriam adientar muito mais sobre o jog em questão... no entanto se não nos restar quaisquer outras saidas teremos de nos sujeitar ao selo e envelope... 8|

Aguardaremos resposta pelos restantes contactos...

24 de Novembro

19:00 - Enviamos uma mensagem de e-mail a solicitar as informações acima descritas a Brian Fargo, que teve contacto com a Titus antes desta ter cessado actividades, esperando que este, talvez, tenha conhecimento de algo relacionado com o jogo ou que nos possa fornecer algum contacto importante... aguardamos resposta...

 

26 Novembro

15:45 - Scott Morrison responde informando que a IT não esteve envolvida com o desenvolvimento dos Ducktales para o Spectrum e que não tem quaisquer outras informações para além de que a Disney ou a Cinemaware (que não sabiamos estar envolvida!) poderão ter envolvido outra equipa na programação deste.

18:30 - Segundo o que pesquisámos, entretanto, deduzimos que a Cinemaware não deve estar relacionada com o desenvolvimento da versão para o Spectrum e como tal não vamos aprofundar muito mais relativamente à Cinemaware. Conseguimos, porém, descobrir que alguns dos programadores da Titus (como por exemplo Hervé Caen) trabalham agora na Interplay, uma empresa que fora adquirida pela Titus antes desta ter cessado actividades, e como tal decidimos colocar post no forum desta solicitando informações!

Este parece-nos um bom caminho... julgamos que talvez por aqui consigamos obter alguma informação interessante :)

Vamos aguardar.

2 de Dezembro

16:50 - Visto não termos recebido nenhuma mensagem de interesse para o caso pelo fórum enviámos uma mensagem a Hervé, usando o sistema de mensagens privadas do forum. No entanto temos conhecimento que não é habito do sr. Hervé entrar no fórum, logo as possibilidades de resposta são bastante reduzidas. Mas de qualquer forma não custa tentar.

Uma vez mais aguardaremos com alguma paciência...

10 de Feveiro 2009

17:00 - Envio de uma nova mensagem utilizando o "Costumer Service" do site da Interplay... talvez por aqui nos respondam, visto que 2 meses passaram e não obtemos qualquer resposta por parte da Interplay. Esperemos que não seja um beco sem saida!

26 de Fevereiro 2009

19:57 - Enviamos um e-mail a Chris, um dos administradores do Forum da Interplay solicitando ajuda para contactar o programador Hérve Caen.

3 de Março de 2009

16:00 - Verificamos que recebemos uma resposta de Chris, o responsável pelo Forum da Interplay 5 minutos após o envio da nossa mensagem no dia 26 de Fevereiro 8) comunicando-nos que, se lhe colocassemos a questão, ele garantia que ela iria chegar às maos do Sr. Hérve.

Como tal rapidamente lhe foi enviada uma resposta com as questões em causa.

Aguardamos resposta...

5 de Março

21:49 - Recebemos uma resposta de Chris que, após ter falado com Hervé Caen nos comunicou que a versão de Spectrum do jogo "DuckTales: the Quest for Gold" não só nunca foi publicado como também nunca foi acabado! :( É triste, mas o projecto que iria adaptar o jogo para ZX Spectrum foi cancelado logo após o anúncio que se encontra disponivel no WOS ter saido.

Apesar de sabermos desde inicio que esta era uma possibilidade esta resposta destas não deixa de ser triste. Assim chega ao fim esta pequena saga para encontrar um dos jogos categorizados como "Missing in Action" pelo WOS.

6 de Março

Após autorização por parte de Chris partilhamos a informação obtida com o WOS, de forma a que estes pudessem actualizar as informações referentes ao jogo em questão.

Conclusão

Não conseguimos encontrar uma ROM do jogo.
No entanto conseguimos obter informações importantes que nos ajudaram a esclarecer o que se passou com a versão de ZX Spectrum. O projecto que levaria à conclusão do jogo foi cancelado logo após a publicação da publicidade que se encontra no WOS levando a que este projecto nunca tivesse sido finalizado. Por outras palavras, o jogo chegou apenas a um amontoado de linhas de código não jogáveis! É uma pena que tal tenha acontecido pois os jogos da Disney tendem a ser bastante interessantes, especialmente os baseados da série / Banda Desenhada dos Ducktales, pois são no geral repletos de aventura e entertenimento.
A página do WOS foi já actualizada com a informação que fornecemos...

Conclui-se pois que não existe, nem nunca existiu, a versão do jogo "Ducktales: the quest for gold" para ZX Spectrum, pois este não passou apenas de um projecto inacabado e que assim permanecerá.

Resta-nos apenas agradecer à Disney, a Scott Morrison e à Incredible Technologies e, especialmente, a Chris e à Interplay (que aproveitamos para referir que está em vias de libertar alguns titulos que bem conhecemos) por todo o tempo que nos disponibilizaram.